quarta-feira, 5 de maio de 2010

O que fazer quando alguém está tendo um surto de pânico?

Me refiro ao "ataque" de pânico como 'surto', pois não é algo violento, durante o qual a pessoa se debate, como em um ataque epilético.


O surto de pânico leva alguns minutos até cessar completamente, mas é possível ajudar a pessoa enquanto o surto está acontecendo.


É de extrema importância acalmar a pessoa e desviar o foco do medo. Perguntas como "O que vc está sentindo?" ou "Vc está bem?" devem ser evitadas.
Tente frases como "Está tudo tudo bem!"; "Não há nada que possa machucar você!"; "Logo vai passar!"; "Estou aqui com vc e não vou a lugar algum!".


Segure a mão da pessoa, e olhe sempre nos olhos dela. Puxe outros assuntos que fujam da situação na qual ela se encontra. Fale de animais de estimação, momentos engraçados, conte piadas, comente sobre filmes, qualquer coisa que a faça sair daquele ambiente o qual lhe causou medo. Procure ter um copo de água para quando o surto cessar. Normalmente o surto de SP nos deixa com a boca e gargante secas.


No caso de ser um amigo, namorado(a), irmão, irmã, ou seja, pessoas com as quais vc tem mais intimidade, dê um abraço. Isto realmente me ajuda. Se uma pessoa conhecida me abraça enquanto estou tendo um surto, eu logo me sinto dentro de uma fortaleza e também sinto que nada e nem ninguém podem me atingir de algum modo.


É comum a pessoa começcar a chorar quando o surto está cessando. Em alguns momentos ela pode até comentar sobre estar decepcionada consigo mesma por ter deixado o surto acontecer. Não mostre sinal algum de nervosismo, nem chame a atenção da pessoa que está num surto. Não é por vontade própria que o surto se desenvolve. Tente reconfortá-la.


Bem, essas são dicas vivenciadas por mim, e que realmente me ajudaram e muito!!!!
Espero que ajude vcs também!!!!
Até o próximo post!!!






P.S.: Achei este outro blog também com dicas muito boas: http://fuiaoinfernoevoltei.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Gostei demais do teu blog, achei as informações super legais, bem diferente das que eu tenho visto . Além disso o blog tá lindo ! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oiiêe :)
    muitoo boom meesmo
    é extamente como me sinto :S
    são informações legaiis ^^
    Parabéns pela iniciativa :D

    ResponderExcluir