quinta-feira, 6 de maio de 2010

Vamos enfrentar a SP?

Bem, no post de hoje resolvi colocar alguns tópicos que foram essenciais para o meu avanço contra a SP. Meu pai leu vários artigos sobre isso e dividiu comigo. Agora, eu os divido com todos vocês.


(É claro que eu ainda enfrento algumas dificuldades com relação a SP, ainda tenho surtos, porém são mais rápidos [cerca de 2 minutos] e só apresento 2 sintomas [sudorese e batimentos cardíacos acelerados]. Devo isso não só a medicação, mas também à força de vontade. Não esqueçam nunca de pensar "estou disposto a enfrentar" e também de aceitar sem que haja decepção quando, em nosso pensamento, nós "falhamos", ok?)


Há alguns dias meu pai leu artigos sobre o Distúrbio do Pânico e também sobre o treinamento dos SEALS, da marinha dos EUA. Eu não fazia idéia que o controle de ambos está de algum modo conectado.


Durante o treinamento (que recebe voluntários [aceitação]) os SEALs têm que aprender a controlar as fobias e inseguranças para saber lidar com situações estressantes e pessoas que vão desde senhores pedindo informação até terroristas. Os SEALs têm pouquíssimo tempo para reagir, e qualquer atraso pode custar a vida de alguém, por isso eles precisam saber controlar os medos para não agir por impulso. Eles fazem isso através de exercícios físicos, exercícios de respiração e de ação rápida e sem esquecer que eles trabalham em equipe.


Para enfrentar a SP, você deve primeiramente aceitar, ou seja, passar pela etapa de aceitação. "Sim, eu desenvolvi o distúrbio do Pânico". Nunca 'aceite' sentindo pena de si mesmo: "ah, tenho SP e não posso mais sair sozinho..." NÃÃOOO!!! Aceite, e esteja pronto para enfrentar.


E lembre-se que você jamais estará sozinho: é um trabalho em equipe (você, familia, amigos, EU, médicos e medicamentos [remédio não faz milagre, não use-o como 'apoio', você tem que seguir em frente também, e com os próprios pés!]).


Quer ir ao cinema? Vá! Quer dar uma volta no parque? Vá! Sair com os amigos? Ir à locadora? Ir à escola? VÁ! Não fique pensando: "E se eu tiver um surto? E se acontecer de novo? O que eu farei?" Assim você está predisposto a ter alguma coisa, não é!? Pense somente em como será divertido!


Depois de algum tempo, você já saberá o que pode lhe causar um surto (multidões, escuro, estar só, etc...) e assim, saberá o que fazer e como controlar seus medos. Assim que sentir formigamentos, ou ondas de frio/calor, coração disparado, ou quaisquer outros sintomas, comece a respirar fundo (lembra da respiração diafragmática?), desviar o foco da fobia (pensar em outras coisas, cantar, dizer palavras positivas a si mesmo, etc).


Exercícios físicos também são excelentes para auxiliar no tratamento da SP, segundo consta no documento: CONGRESSO DE FARMÁCIA DE MARINGÁ. 2006. Arq Mudi. 2007;11(Supl 1). [Resumos]- no link abaixo.


Então, não esqueçam: além dos SEALS, nós também conseguimos!!! :D


Até a próxima!!!



-> TRANSTORNO DE PÂNICO: O EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR COMO
TRATAMENTO COMPLEMENTAR (autoria: Viviane Aparecida Pereira dos Santos*, José Luiz Lopes Vieira*) - LINK: http://www.pec.uem.br/pec_uem/revistas/arqmudi/volume_11/suplemento_01/SantosVAP&Vieira.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário