terça-feira, 11 de maio de 2010

Publicação no Jornal TodoDia

"Cuidando da Saúde"
Por Elisabete Fernandes Almeida
DEPRESSÃO
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a depressão e o transtorno bipolar estão entre as dez causas mais importantes de incapacitação ao trabalho, quando não tratadas de forma adequada.
  • Depressão
A doença chamada depressão é responsável por gerar apatia geral, baixa da auto-estima em graus variados, perda de interesse por quase tudo, no dia a dia e falta de vontade de interagir com as pessoas, o que resulta no isolamento social. A maioria dos casos de depressão ocorre em pessoas suscetíveis ao estresse que, se não tratado, pode tornar-se cronico ou agudo e desencadear várias patologias.
  • Transtorno Bipolar
O transtorno bipolar é caracterizado por momentos de depressão alternados com uma sensação de euforia ou mania. Os quadros de depressão duram mais do que os de euforia.
  • Síndrome do Pânico
Tudo ocorre em segundos, no máximo minutos. A crise, em geral, passa em 20 a 40 minutos e é seguida de sensação de cansaço, fraqueza, pernas bambas, como após um esforço físico ou um grande susto. Depois de chorar, descansar ou dormir um pouco, a pessoa volta ao normal como se nada tivesse acontecido.

IMPORTANTE
Identificar os sintomas da doença e buscar tratamento médico e psicológico adequado são os primeiros passos para tratar a doença. É importante vencer o preconceito e desconhecimento em relação aos transtornos mentais. Conhecer o histórico de doenças na saúde na família auxilia na formação do diagnóstico.
Os exercícios físicos, como caminhada, corrida, bicicleta, natação e dieta equilibrada são excelentes como auxiliares do tratamento e na prevenção também, por que a atividade física regular faz com que nosso organismo fabrique a serotonina, substância que ajuda a melhorar a disposição e o bom humor.
Aprenda a ouvir e dizer não. As limitações e frustrações existem para dar um parâmetro saudável na vida.
Pedir ajuda não torna você uma pessoa fraca, mas consciente de suas limitações como ser humano.
Reserve um tempo do seu dia para fazer algo que traga tranquilidade, e relaxe sua mente.
Dra. Elisabete F. Almeida, médica escritora, especializada em promoção de saúde para empresas (www.latinmed.com.br)

Fonte: Jornal TodoDia de Domingo, 11 de Abril de 2010. Caderno todaGente nº 333 - página 12, saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário