sábado, 1 de maio de 2010

Minha Experiência I

Acredito que todos que desenvolvem a Síndrome do Pânico apresentem alguns dos sintomas da lista da postagem anterior.


Eu já tive vários deles, e acho relevante dividir minha "experiência" com vocês. Pois, foi através dessas situações que eu aprendi onde e como buscar ajuda.


Bem, fui diagnosticada com a SP há pouco mais de 2 meses.
Fui ao Psiquiatra, por que apresentava sintomas como medo excessivo, e 'depressão'.
Ele me receitou medicamentos como o Citalopram e o Alprazolan (por favor, não pratiquem a automedicação! Procure um Psiquiatra e tenha a receita em mãos, e leia a bula. Lembre-se que a medicação pode variar de caso para caso, de pessoa para pessoa!)


No ínicio foi bem esquisito, pois o medo chegava de uma hora pra outra e em situações as quais eu já havia presenciado antes. Tinha medo de ficar sozinha e ir a locais públicos, com grande número de pessoas - AGORAFOBIA - (Segundo o dicionário Houaiss: medo mórbido de se achar sozinho em grandes espaços abertos ou de atravessar lugares públicos). Há princípio o que eu sentia era: formigamento nas mãos e lábios, batimentos cardíacos extremamente acelerados, ondas de frio e calor, respiração ofegante e difícil e boca seca.


Para 'acalmar', eu fazia (faço) a respiração profunda, fecho os olhos e mudo o foco do medo, do que me faz mal. Penso em minha família, amigos, namorado, passeio na praia, procuro rir. Beber água e comer doce, também ajuda!
Falo pra mim mesma que está tudo bem e que eu consigo enfrentar.


Se sinto que me foge do controle, eu procuro amigos, familia ou alguém como um farmacêutico, enfermeira, médico, etc. É importante sempre ter alguém de confiança, mesmo um amigo de escola, que saiba da situação para saber agir na hora que for preciso e trazer segurança a você. A SP é mais comum do que pensamos, e ninguém lhe negará ajuda.


Eu sei que é muito comum a gente pensar "Puxa, mas eu fazia tanta coisa sozinho... E agora nao consigo mais." NÃO! Não é assim que devemos pensar. Conseguimos sim, e é preciso enfrentar esse desafio que é a SP. É difícil, eu sei, e por isso temos que buscar auxílio.


Jamais mude seus hábitos. Não deixe de sair, ir à escola, faculdade, clube, festas. O Mal estar de um surto é passageiro e não vale a pena desistir de tudo por causa de um mal estar passageiro. Enfrente!


Eu não diria iso tudo se eu mesma conseguisse enfrentar aos poucos.


"O sofrimento é passageiro; desistir é para sempre." - Lance Armstrong


Contem comigo, e "bola pra frente"!!!
A gente consegue!!!!!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Acho excelente você compartilhar seu problema e soluções com as pessoas. Isso pode beneficiar muitos doentes que não veem luz no fim do túnel. Desejo melhoras cada vez mais, abraços.

    ResponderExcluir