terça-feira, 27 de abril de 2010

Transtorno do Pânico: Mitos

Existem vários mitos e más interpretações do síndrome do pânico. A frase “Estou a ficar maluco?” aparece sempre na mente das pessoas quando têm os seus primeiros ataques de panico. Neste artigo vamos desmistificar os mitos do síndrome do pânico.


É compreensivel ter medo de estar a ficar maluco quando se sofre de ataques de panico iniciais. A maioria das pessoas sabe pouco sobre esta doença mental, por isso muitas pessoas tiram conclusões extremas e precipitadas. Essas conclusões são normalmente baseadas na má informação e numa imaginação forte.


A doença mental mais conhecida é a esquizofrenia – mesmo a palavra já assusta uma pessoa normal.


A esquizofrenia é um transtorno caracterizado por sintomas tão severos como problemas na fala, ter delírios ou convicções estranhas (muitas pessoas que sofrem desta doença dizem que ouvem vozes) e alucinações. Além disso a esquizofrenia aparenta ter uma predisposição genética forte.




Normalmente a esquizofrenia começa muito suavemente e não de repente como os ataques de panico. Adicionalmente, como está na família, só uma minoria das pessoas pode ficar com esquizofrenia, e nas outras pessoas por muito estresse que tenham nada pode causar isso. O terceiro ponto importante é que as pessoas que ficam esquizofrênicas mostram sintomas durante toda a sua vida (como pensamentos pouco normais, diálogos floreados, etc.) Por isso, se ninguém notou isso em si, então não há grande probabilidade de ficar esquizofrénico. Isto especialmente verdade se já tem mais do que 25 anos, pois a esquizofrenia normalmente aparece no fim da adolescência até aos 25 anos.


Fonte: http://sindromedopanico.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário